quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Porque estamos na América Latina


Nunca vou me esquecer de um mendigo com quem conversei na ilha de Curaçao. Chamava-se Richards, e falava um português razoável. Logo explicou que o português adaptou do papiamento, que é sua língua materna, assim como para a maioria dos nativos daquelas antilhas. "Uma espécie de mistura de espanhol, holandês e português", me explicou logo. Passa que por aquelas ilhas o comércio intenso nos séculos XVI e XVII acabou cunhando um idioma novo, numa região que até hoje vive dos barcos e navios que param por ali. 

Eu interessado mais na conversa que nos desenhos toscos que nos tentava vender, perguntei quantos idiomas falava, ao que me respondeu simplesmente. "Aqui todos falamos 4, o holandês porque é a língua oficial, o papiamento que falamos em casa, o inglês porque é a língua dos turistas, e o espanhol porque estamos na América Latina". Simples assim. Porque estamos na América Latina. Apesar de todos seus defeitos, achei uma ótima a iniciativa do Lula de começar pra valer (vamos ver se realmente pra valer) o ensino do espanhol nas escolas públicas. Quem sabe finalmente não começamos a pensar na Argentina, no Chile, na Colômbia como nomes que vão além de seleções de futebol. 
A integração dessas nações hispano-americanos é algo que acho impressionante, e o Brasil nunca será líder nem porta-voz da região se continuarmos mais ligados a Nova Iorque e Paris do que à Buenos Aires ou Santiago. Não tem jeito, América do Sul é nosso destino. 

(Na foto, de baixo da torre, foi escrita por Antonio Nebrija a primeira gramática do castellano, em 1492)

5 Comentários:

Às 26 de outubro de 2008 às 15:09 , Blogger Géssykka Cesconetto disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 26 de outubro de 2008 às 18:17 , Blogger Unknown disse...

Coloquei umas fotos do Peru no meu orkut. Tu não tem orkut, né?! Ah, vai dizer que não tem um fake?

Abraço!

 
Às 26 de outubro de 2008 às 18:42 , Blogger Géssykka Cesconetto disse...

Curioso esse seu blog... Descoberto por acaso, ainda não sei ao certo se é relato ou se desabafo. Provavelmente ambos, dado ao tom pessoal dedicado a cada "reportagem". O mais interessante é observar de onde surgem as idéias... nostalgia e tom crítico no ponto certo.
Tive que comentar sobre esse post bem humorado. Numa terra onde futebol fala(va?) mais alto, precisamos ampliar horizontes. Certamente. Tomara que dê certo. Boa sorte em sua jornada...
Arrivedercci!

 
Às 27 de outubro de 2008 às 15:11 , Blogger bruno reis disse...

claro que tenho um fake,
e se chama Klaus!

e não conheço esse autor que eliminou essa mensagem aí em baixo, foi automático.

 
Às 26 de janeiro de 2009 às 12:31 , Blogger Daniele Lieuthier disse...

Putz, eu moro na America Latina e nao falo espanhol. Estou mais ligada a Paris do que a Buenos Aires. E quero aprender mandarim! Melhor trocar a ordem e aprender espanhol antes. E ir pro Rio e pra Amazonia antes da China ou de Dubai. Da vergonha nao conhecer a propria casa! :P
Beijoca!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial