domingo, 2 de novembro de 2008

Líder de quem?

Em todo o mundo, o Brasil é visto como líder natural da América Latina. Em todo o mundo menos no Brasil, onde o Itamaraty chegou a cortar a exigência do inglês dos novos diplomatas por considerar um fator elitista. E como é que nos comportamos com essa responsabilidade? Bom transcrevo a visão do periódico de esquerda El País, o mais influente da Espanha.


         "Los organizadores pretenden que en 2011 la cita sea en el pais que go
vierna Luiz Inácio Lula da Silva, pero éste no termina de decir ni que sí ni que no. De heco, su propia presencia en esta cumbre refleja su postura.
          El mandatario brasileño estuvo sólo unas horas en San Salvador... aunque durante ellas adop'to el papel de liderazgo que le otorga la posicíon emergente de su país en la economía mundial. Todos - incuindo España - querían fotografarse con Brasil, y no necesariamente al contrario.''
(El País, 1 de novembro de 2008)

No encontro, estavam presentes não só o primeiro ministro Español, José Luis Zapatero, mas também o rei Juan Carlos. Aquele está louco para participar do encontro do G-20 em Washington, agora no dia 15 de novembro. Lá serão decididos os novos possíveis modelos para a economia mundial. Tentou conversar com Lula para que fosse um porta-voz das idéias espanholas na cúpula. Mas Lula preferiu ir a Cuba. Vai entender.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial